O QUE É PSICOTERAPIA?



Se você perguntar para dez pessoas " quem precisa fazer psicoterapia", ou consultar um psicólogo, é muito provável que nove lhe digam: “Quem está ficando louco!” E isso leva muitas pessoas a ter medo ou vergonha de consultar um psicoterapeuta. Porém, tudo isso é um preconceito, criado ao longo da história da psicoterapia.

A psicologia cuida também de doenças mentais severas, mas qualquer pessoa que de alguma forma não esteja se sentindo feliz e não consiga mudar este quadro sozinha tem a indicação de buscar ajuda. Pode ser por algum motivo específico, como um trauma, uma perda, um divórcio, medos diversos, ansiedades, compulsões e muitos outros sintomas incômodos. O Psicólogo não tem soluções mágicas, mas pode ajudar o cliente a encontrar novos caminhos, provavelmente menos tortuosos, para viver melhor. Ampliando a consciência de si mesmo, sem os vícios dos pensamentos habituais, abre-se espaço para novas formas de fazer contato com o mundo, com os problemas, com as pessoas, enfim com aquilo que pode estar causando sofrimento. Os sintomas que causam sofrimento tendem a desaparecer quando ouvimos o que eles tem a nos ensinar. A mente pode ser aliada ou carrasca no processo vital.
Mas como jogar o jogo se eu não sei de que cartas disponho? Tomar consciência de si mesmo, das fraquezas e potencialidades é o primeiro passo para a mudança, para depois disso poder decidir o que deseja fazer e de que forma. Os problemas psicológicos aparecem quando os comportamentos são automatizados, produzidos por metas e expectativas de outras pessoas ou da sociedade em geral.

Os processos psicoterapêuticos variam de acordo com a formação do profissional, o tipo de dificuldade enfrentada pelo cliente e sua idade. Com os adultos tudo começa num primeiro encontro com o terapeuta onde é discutida a forma de tratamento mais adequada para o seu caso. Com crianças o primeiro contato em geral é feito com os pais e depois com a criança, sendo que durante a psicoterapia, eventualmente, os pais também são atendidos para que recebam orientações e tragam informações. Em caso de clientes adultos, com sofrimentos mais severos e que tenham risco de vida, há a necessidade de envolver a família e um médico psiquiatra, por uma questão de proteção.

A psicoterapia geralmente ocorre em encontros semanais de uma hora de duração e pode levar de alguns encontros a meses de tratamento, dependendo de cada caso.
É uma questão ética manter em sigilo todos os dados dos clientes, bem como seus relatos, sendo que a evolução do tratamento está condicionada a empatia e confiança que se estabelece nesta relação de terapeuta /cliente.

Lembre sempre que saúde mental depende de qualidade de vida, lazer, afeto, trabalho, cuidados com o corpo, alimentação saudável, relações interpessoais equilibradas e tudo que podemos esperar de bom.