SENTIMENTO DE VERGONHA

Talking & Chewing Gum
A vergonha é um sentimento normal, mas pode trazer problemas se for muito intensa.
Esse sentimento está diretamente ligado com sensações de inadequação e de avaliação negativa de si próprio. Geralmente as pessoas vergonha-orientadas acumulam insultos e críticas exageradas contra si mesmos, além de expectativas de perfeição muito além do possível. A mensagem introjetada é : “ Nunca é o suficiente”.
As pessoas vergonha-orientadas tem, na sua fantasia, a idéia de que os outros são tão críticos e reprovadores quanto elas próprias. Essa experiência é sempre acompanhada por um desejo de se esconder, que cria um círculo vicioso e afasta cada vez mais as possibilidades de enfrentamento.
A forma exagerada de vergonha é construída desde os primeiros anos de vida. Isso ocorre quando:
· a criança é exigida em coisas para as quais não tem maturação;
· quando seus erros são intoleráveis;
· seus impulsos, desejos e emoções são inaceitáveis;
· são ridicularizadas com freqüência e seus desejos são todos menosprezados;
· suas boas intenções nunca são valorizadas
· suas conquistas nunca são suficientes para agradar os cuidadores.
Quando essas situações citadas acima ocorrem com muita freqüência e intensidade a criança vai aprendendo que nunca é adequada, que seus esforços nunca levam ao correto e que está sempre devendo algo para alguém.
O oposto da vergonha é o orgulho. A pessoa envergonhada quer se esconder, a que se sente orgulhosa quer aparecer. Até um certo grau tanto o orgulho quanto a vergonha, são saudáveis. O excesso de orgulho também é patológico e leva ao desprezo pelos outros.
A cura, ou um sentido de vergonha num grau aceitável, depende de uma libertação do pensamento automático e excessivo de auto-ataque. Além de uma noção clara entre os próprios pensamentos e os dos outros e entre sensações da infância e do contexto atual.