* Graduação e Mestrado pela Universidade de Caxias do Sul-RS. * Formação em Gestalt-Terapia pelo CEG-RS.
Psicoterapia Infantil
A procura por uma psicoterapia ocorre, geralmente, quando há sofrimento, dor, angústia e outros sentimentos negativos, que mostram a existência de uma luta desesperada do organismo em busca de equilíbrio. Provavelmente estes sintomas foram a única saída encontrada no momento, mesmo não sendo a escolha mais saudável. Os processos psicoterapêuticos variam de acordo com a formação do profissional, o tipo de dificuldade enfrentada pelo cliente e sua idade.
O processo de psicoterapia infantil se diferencia do processo adulto pelo fato de utilizar a brincadeira como forma de contato com a criança. As atividades lúdicas são a linguagem que a criança melhor conhece e utiliza para se comunicar, compreender o mundo e elaborar as passagens de sua vida. É através da sua forma de brincar que podemos compreender a fase de desenvolvimento em que se encontra, os principais conflitos, medos, dificuldades, realizações e , enfim, sua forma de ver o mundo que a cerca.
As sessões lúdicas de psicodiagnóstico duram em média três semanas e tem o objetivo de compreender o comportamento da criança. Nestes encontros são observados os tipos e o número de brinquedos com os quais a criança brinca, bem como a qualidade e o tempo de cada brincadeira. Estas informações são integradas aos dados da entrevista com os pais e ao parecer da escola (se necessário), para que se possa ter uma compreensão global da situação. Desta forma é possível chegar a um diagnóstico e com ele propor o auxílio mais adequado para que a família volte a se sentir feliz. Os sintomas que causam sofrimento tendem a desaparecer quando ouvimos o que eles tem a nos ensinar. As queixas mais comuns são timidez ou agressividade excessiva, temores, hiperatividade, alterações bruscas no comportamento, sintomas físicos ou psicossomáticos, experiências traumáticas específicas (separação dos pais, mortes na família, nascimento de irmãos, mudanças de rotina,...), insegurança, solidão, problemas com a auto-estima, entre outras.
Caso a criança necessite seguir em psicoterapia, as intervenções continuarão a acontecer através do brinquedo, a fim de possibilitar o restabelecimento do seu bem estar. A participação dos pais no processo é essencial para o sucesso da psicoterapia infantil.
A psicoterapia geralmente ocorre em encontros semanais de uma hora de duração e pode levar de alguns encontros a meses de tratamento, dependendo de cada caso. É uma questão ética manter em sigilo todos os dados dos clientes, bem como seus relatos, sendo que a evolução do tratamento está condicionada a empatia e confiança que se estabelece nesta relação terapeuta /cliente.
O objetivo da psicoterapia é ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes, aprendendo a lidar com as emoções e as dificuldades, sem precisar recorrer a sintomas, que atrapalham a vida e trazem sofrimento.