QUESTÕES DA ESCOLHA PROFISSIONAL

‘ARRUME UM TRABALHO QUE VOCÊ GOSTE E NÃO PRECISARÁ TRABALHAR UM SÓ DIA EM SUA VIDA.’Confúcio

Grande parte de nossas vidas passamos envolvidos com o trabalho profissional, sendo, por isso, de suma importância que seja uma atividade suficientemente prazerosa.
A exigência da escolha profissional acontece muito cedo em nossas vidas e nem sempre é um processo tranqüilo. A busca pela identidade profissional está diretamente ligada à identidade pessoal e passa pelas mesmas crises de amadurecimento. Se questões de identidade pessoal estiverem muito confusas, será mais complicado fazer uma escolha profissional neste momento.
A escolha profissional depende de uma integração entre as características pessoais, de personalidade e as possibilidades econômicas e sócio-culturais. Conhecendo muito bem estes aspectos é possível tomar uma decisão de quem ser, como ser, o que fazer e como fazer.
Para começar é importante que se levante o máximo possível de informações sobre os cursos desejados, as universidades disponíveis, os custos e as possibilidades da família . Dados práticos são tão importantes quanto os afetivos, que intervém na tarefa de escolher, exigindo capacidade de flexibilização, de diferenciação entre os desejos dos pais e sua própria identidade, de análise e síntese, de discriminação, de tolerância à frustração e de hierarquização dos objetos.
Embora se espere que o jovem faça suas escolhas baseado em fatores realistas, há sempre o risco de se tomar decisões baseadas na fantasia. Por exemplo, uma pessoa pode escolher ser médica não porque goste da rotina e da área de estudo, mas sim porque precise da admiração do pai, ou porque imagine que terá um status diferente perante o namorado. Portanto, avaliar o que o jovem busca é essencial para que se possa ajudá-lo numa escolha consciente e relativamente estável.
Mesmo quando existe uma decisão clara é preciso trabalhar questões de idealização profissional, integrando aspectos positivos e negativos que cada profissão apresenta. É importante lembrar que o adolescente tende a idealizar ou a repudiar por inteiro tudo aquilo que avalia, atitude que pode trazer angústia e prejudicar a escolha.
Quando essa decisão é nebulosa, pode-se recorrer a processos de orientação profissional, que através de técnicas de auto-conhecimento, entrevistas, discussões práticas e testagens ajudam o jovem a clarear suas escolhas, aumentando consideravelmente as chances de obter sucesso e satisfação na opção que fizer.